top of page

HAC

de aprendizagem

científica

Instituto Superior Técnico

Lisboa

Setembro 2018 a Junho 2019

apoios

sobre

O HAC de Aprendizagem Científica (HAC) é um projeto piloto que pretende desenvolver a autonomia, o espírito crítico e a criatividade dos seus participantes. Na continuação da Academia de Verão de Aprendizagem e Olimpíadas Científicas, um grupo de jovens curiosos e talentosos exploram a ciência, através da realização de projetos de aprendizagem pessoais e estimulantes. 

Cada aluno é desafiado a escolher um projeto, e tem um jovem mentor individual que o ajuda a definir, planear e executar o mesmo. Juntos constroem aviões, fazem jogos e aplicações, aprendem sobre neurociência, algoritmos, economia, termodinâmica, teoria dos números...

Esta turma reúne-se no Instituto Superior Técnico, de Setembro 2018 a Junho 2019.

Oradores

ORADORES

No mundo de hoje, cada vez mais digital e acelerado, parece escassear o tempo para as conversas pessoais, informais e cara a cara.

Numa das atividades do HAC temos a honra de receber um profissional de excelência para uma conversa informal com os alunos participantes. Numa sessão privada, duas gerações cheias de curiosidade trocam experiências e perguntas.

Âncora 1
s_mabreu.jpg

miguel abreu

Licenciado em Matemática Aplicada pelo Instituto Superior Técnico, fez o Mestrado e Doutoramento em Matemática na Universidade de Stanford, tendo feito pós-doutoramentos no Institut of Advanced Studies em Princeton e no Fields Institute em Toronto. É atualmente Professor Catedrático e Presidente do Departamento de Matemática do Instituto Superior Técnico. É investigador do Centro de Análise Matemática, Geometria e Sistemas Dinâmicos, e o seu trabalho de investigação foca-se na Geometria e Topologia Simplécticas. De 2010 a 2014, foi Presidente da Sociedade Portuguesa de Matemática.

Jorge Buescu

O professor e investigador Jorge Buescu é licenciado em Física e doutorado em Matemática pela Universidade de Warwick (Reino Unido) e Professor Associado com Agregação na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. Dedica-se à investigação em diversas áreas da Matemática, dos Sistemas Dinâmicos à Análise Matemática. É um dos mais reconhecidos divulgadores de ciência em Portugal, tendo publicado vários livros de sucesso sobre Matemática. É, desde 2016, Presidente da Sociedade Portuguesa de Matemática.

Maria do Carmo Fonseca

Maria do carmo fonseca

Licenciada em Medicina e doutorada em Biologia Molecular pela Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, da qual é hoje Professora Catedrática, a Professora Mario do Carmo Fonseca, é Directora e Investigadora do iMM - Instituto de Medicina Molecular João Lobo Antunes. A sua investigação foca-se na Biologia Celular e Molecular, em particular na relação do RNA com várias doenças. Entre muitos outros prémios e distinções, em 2001 foi condecorada como Comendadora da Ordem Militar de Sant'Iago da Espada, e foi galardoada em 2007 com o Prémio Gulbenkian de Ciência e em 2010 com o Prémio Pessoa.

António Costa Silva

ANTónio costa Silva

Licenciado em Engenharia de Minas pelo IST, fez o Mestrado em Engenharia de Petróleos no Imperial College e o Doutoramento no IST e no Imperial College na área de Modelos Estocásticos e Exploração Petrolífera.  Tem uma extensa carreira à frente de empresas de prospecção e exploração de petróleo e gás. Atualmente é Professor do IST e é, desde 2003, Presidente Executivo da Partex Oil and Gas (detida pela Fundação Calouste Gulbenkian). É também escritor e poeta, tendo publicado vários livros de ficção e poesia.

docente-do-tecnico-e-highly-cited-resear

MÁrio figueiredo

Doutorado em Engenharia Electrotécnica e de Computadores pelo Instituto Superior Técnico, Mário Figueiredo é investigador sénior do Instituto de Telecomunicações, no qual é coordenador da área científica Networks and Multimedia e líder do grupo Pattern and Image Analysis. É Professor Catedrático do Instituto Superior Técnico e o seu trabalho de investigação foca-se no processamento de sinais e imagens, machine learning e teoria da informação. Entre vários outros prémios e distinções, foi considerado 5 anos consecutivos (2014-18) um Highly Cited Researcher pela Thomson-Reuters. 

image002.jpg

ana teresa freitas

Licenciada e Mestre em Engenharia Electrotécnica e de Computadores pelo Instituto Superior Técnico onde se doutorou em Engenharia Electrotécnica e de Computadores, Ana Teresa Freitas é Professora Catedrática do Departamento de Engenharia Informática. É investigadora do INESC-ID no grupo Information and Decision Suppport Systems (IDSS). A sua investigação centra-se na bioinformática, genética, data mining e informática. É CEO da HeartGenetics uma startup de genética e biotecnologia.

s_apgoncalve.jpg

Patrícia Gonçalves

Professora Associada com Agregração no Departamento de Matemática do Instituto Superior Técnico, Patrícia Gonçalves licenciou-se em Matemática pela Universidade do Porto e fez o doutoramento no Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) no Rio de Janeiro. A sua investigação centra-se na Teoria de Probabilidade e Sistemas de Partículas, trabalhando na derivação de leis macroscópicas como equações diferenciais parciais a partir de dinâmicas estocásticas microscópicas. Recebeu em 2016, a primeira bolsa do European Research Council (ERC) na área da Matemática em Portugal.

891130.jpeg

HENRIQUE LEITÃO

O Professor Henrique Leitão é doutorado em Física Teórica, é Investigador Principal do Centro Interuniversitário de História das Ciências e da Tecnologia e Presidente do Departamento de História e Filosofia das Ciências, da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. O seu trabalho de investigação foca-se na história das ciências exactas entre o século XV e o século XVII, tendo, entre muitos outros trabalhos, editado a obra completa de Pedro Nunes. Foi galardoado em 2014 com o Prémio Pessoa.

entrevista-pedro-lima06.jpg

pedro lima

O Professor Pedro Lima é doutorado em Engenharia Electrotécnica pelo Instituto Politécnico de Rensselaer em Nova Iorque. É Professor Associado no Instituto Superior Técnico, e Investigador no Instituto de Sistemas e Robótica onde coordena o grupo de Sistemas e Robots Inteligentes (IRSg). A sua investigação é dedicada à robótica inteligente e as sistemas de multi-robots e redes de robots. Está envolvido na organização da RoboCup - uma competição de futebol entre robôs autónomos. Foi, entre 2009 e 2010, Presidente da Sociedade Portuguesa de Robótica.

susana-lima.jpg

SUSAna lima

Susana Lima é Investigadora Principal na Fundação Champalimaud onde dirige o Lima Lab, cujo principal objetivo é compreender os mecanismos e processos neuronais que controlam comportamentos fundamentais nas fêmeas: a escolha de um parceiro adequado e como iniciar e terminar o comportamento sexual. Doutorou-se em 2005 pelo Universidade de Lisboa e Instituto Gulbenkian de Ciência, tendo a sua investigação doutoral sido feita no Memorial Sloan-Kettering Cancer Center, New York e na Yale University School of Medicine, Connecticut. Fez um pós-doutoramento no Cold Spring Harbor Laboratory, New York e, no ano de 2017, ganhou uma bolsa ERC no valor de dois milhões de euros.

Âncora 3

André Martins

O professor e investigador André Martins trabalha na área de processamento de linguagem natural, redes neuronais e aprendizagem automática. Fez o seu doutoramento dual na Universidade de Carnegie Mellon (CMU) e no Instituto Superior Técnico, onde é atualmente Professor Assistente. É também investigador do Instituto de Telecomunicações e Director of Research na Unbabel. Em 2011, venceu o Prémio Científico IBM enquanto doutorando do programa IST/CMU pelo seu trabalho em previsão estruturada e "Turbo Parsers". Recentemente, ganhou uma bolsa ERC Starting Grant, no valor de 1.4 milhões de euros para desenvolver a sua atividade de investigação. 

Zita Martins

ZITA MARtins

Licenciada em Química pelo Instituto Superior Técnico, a professora e investigadora Zita Martins fez o seu doutoramento na Universidade de Leiden em Astrobiologia. A sua investigação centra-se na astrobiologia, cosmoquímica, química prebiótica, e deteção de matéria orgânica em cometas, meteoritos e asteróides. Foi Research Associate no Imperial College em Londres e Investigadora Visitante na NASA, e é actualmente Professor Associada Departamento de Engenharia Química do Instituto Superior Técnico. Entre outros prémios e distinções, em 2015 foi condecorada como Oficial da Ordem Militar de Sant'Iago da Espada.

C7I98ChXkAAeN_D_edited.jpg

Luís moita

Licenciado em Medicina pela Universidade de Lisboa, 

e doutorado pelo Laboratório Europeu de Biologia Molecular em Heidelberg, Luís Moita fez pós-doutoramentos no MIT e na Harvard Medical School.  Em 2006, iniciou o seu laboratório no Instituto de Medicina Molecular e, desde 2014 dirige o laboratório de imunidade inata e inflamação no Instituto Gulbenkian de Ciência, cujo investigação se foca em sepsis e na imunoterapia do cancro. Recebeu em 2015 uma bolsa ERC no valor de dois milhões de euros para desenvolver a sua investigação.

professor-do-tecnico-e-o-primeiro-fisico

Luís Oliveira e SilvA

Licenciado e doutorado em Física pelo IST, é hoje Professor Catedrático do Departamento de Física. Foi Investigador em UCLA (University of California Los Angeles), e é atualmente Coordenador Científico do Grupo de Lasers e Plasmas (GOLP) e líder do grupo EPP (Extreme Plasma Physics). A sua investigação centra-se na interação de impulsos laser ultra-intensos com plasmas, cuja importância foi reconhecida pelo European Research Council (ERC) que lhe atribuiu duas bolsas de investigação no valor total de 3.6 milhões de euros. É Presidente do Conselho Científico do IST.

Ana Paiva

Ana Paiva

Doutorada em Inteligência Artificial em Educação e Professora Catedrática do Instituto Superior Técnico no Departamento de Engenharia Informática, Ana Paiva é Investigadora Principal e Líder do GAIPS - Grupo de Agentes Inteligentes e Personagens Sintéticas do INESC-ID. O seu trabalho de investigação na área de Agentes Autónomos e Sistemas Multi-Agente, Robôs Sociais e Interação Pessoa Robô é reconhecido internacionalmente, focando-se nos elementos afectivos das interacções entre utilizadores e computadores e, em especial, na criação de comportamento afectivo em agentes virtuais sintéticos.

Rodrigo Rodrigues

Rodrigo rodrigues

Licenciado em Engenharia Informática no Instituto Superior Técnico, fez o mestrado e doutoramento no Massachussetts Institute of Technology (MIT). Liderou o grupo de Sistemas Fiáveis do Max Planck Institute for Software Systems, e é actualmente professor catedátrico do Departamento de Engenharia Informática do Instituto Superior Técnico e investigador principal do INESC-ID. O seu trabalho de investigação foca-se nas áreas de "cloud computing" e sistemas distribuídos. Recebeu, em 2012, a primeira bolsa ERC na área da informática em Portugal.

3c402b398d8d34d9866afacc5753f61e_ichom-A

antónio vaz carneiro

Médico Especialista em Medicina Interna, Nefrologia e Farmacologia Clínica, António Vaz Carneiro é Professor Catedrático na Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa. Dirige o Centro de Estudos de Medicina Baseada na Evidência e o Instituto de Medicina Preventiva e Saúde Pública. É Investigador Clínico nas áreas da investigação secundária (revisões sistemáticas e meta-análises), assim como das metodologias da translação do conhecimento para a prática e dos sistemas de apoio à decisão clínica, de administração/gestão, das políticas de saúde e de aumento da literacia em saúde dos cidadãos.

Orientadores

Este é o grupo de jovens mentores, que ajudam os mais novos a concretizar os seus projetos.

Este ano contamos com o Carlos e o David como orientadores que foram alunos participantes no ano passado!

local

O HAC decorre em diversos espaços do campus da Alameda do IST.

Morada:

Instituto Superior Técnico

Av. Rovisco Pais 1

Lisboa

equipa

Somos um grupo de jovens que pretende organizar para os alunos do Ensino Básico ao Superior aquilo que nós gostávamos de ter tido quando éramos mais novos.

O HAC é um desses projetos! 

Se quiseres saber mais entra em treetree2.org ou envia-nos um email.

aprender@treetree2.org

© 2017, 2018 by TreeTree2

bottom of page