HAC

de aprendizagem

científica

Instituto Superior Técnico

Lisboa

Setembro 2017 a Junho 2018

apoios

Mostrar Mais

ORADORES

No mundo de hoje, cada vez mais digital e acelerado, parece escassear o tempo para as conversas pessoais, informais e cara a cara.

Numa das atividades do HAC temos a honra de receber um profissional de excelência para uma conversa informal com os alunos participantes. Numa sessão privada, duas gerações cheias de curiosidade trocam experiências e perguntas.

ANTónio costa Silva

Licenciado em Engenharia de Minas pelo IST, fez o Mestrado em Engenharia de Petróleos no Imperial College e o Doutoramento no IST e no Imperial College na área de Modelos Estocásticos e Exploração Petrolífera.  Tem uma extensa carreira à frente de empresas de prospecção e exploração de petróleo e gás. Atualmente é Professor do IST e é, desde 2003, Presidente Executivo da Partex Oil and Gas (detida pela Fundação Calouste Gulbenkian). É também escritor e poeta, tendo publicado vários livros de ficção e poesia.

HENRIQUE LEITÃO

O Professor Henrique Leitão é doutorado em Física Teórica, é Investigador Principal do Centro Interuniversitário de História das Ciências e da Tecnologia e Presidente do Departamento de História e Filosofia das Ciências, da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. O seu trabalho de investigação foca-se na história das ciências exactas entre o século XV e o século XVII, tendo, entre muitos outros trabalhos, editado a obra completa de Pedro Nunes. Foi galardoado em 2014 com o Prémio Pessoa.

Maria do Carmo Fonseca

Maria do carmo fonseca

Licenciada em Medicina e doutorada em Biologia Molecular pela Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, da qual é hoje Professora Catedrática, a Professora Mario do Carmo Fonseca, é Directora e Investigadora do iMM - Instituto de Medicina Molecular João Lobo Antunes. A sua investigação foca-se na Biologia Celular e Molecular, em particular na relação do RNA com várias doenças. Entre muitos outros prémios e distinções, em 2001 foi condecorada como Comendadora da Ordem Militar de Sant'Iago da Espada, e foi galardoada em 2007 com o Prémio Gulbenkian de Ciência e em 2010 com o Prémio Pessoa.

Jorge Buescu

O professor e investigador Jorge Buescu é licenciado em Física e doutorado em Matemática pela Universidade de Warwick (Reino Unido) e Professor Associado com Agregação na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. Dedica-se à investigação em diversas áreas da Matemática, dos Sistemas Dinâmicos à Análise Matemática. É um dos mais reconhecidos divulgadores de ciência em Portugal, tendo publicado vários livros de sucesso sobre Matemática. É, desde 2016, Presidente da Sociedade Portuguesa de Matemática.

Rodrigo Rodrigues

Rodrigo rodrigues

Licenciado em Engenharia Informática no Instituto Superior Técnico, fez o mestrado e doutoramento no Massachussetts Institute of Technology (MIT). Liderou o grupo de Sistemas Fiáveis do Max Planck Institute for Software Systems, e é actualmente professor catedátrico do Departamento de Engenharia Informática do Instituto Superior Técnico e investigador principal do INESC-ID. O seu trabalho de investigação foca-se nas áreas de "cloud computing" e sistemas distribuídos. Recebeu, em 2012, a primeira bolsa ERC na área da informática em Portugal.

Zita Martins

ZITA MARtins

Licenciada em Química pelo Instituto Superior Técnico, a professora e investigadora Zita Martins fez o seu doutoramento na Universidade de Leiden em Astrobiologia. A sua investigação centra-se na astrobiologia, cosmoquímica, química prebiótica, e deteção de matéria orgânica em cometas, meteoritos e asteróides. Foi Research Associate no Imperial College em Londres e Investigadora Visitante na NASA, e é actualmente Professor Associada Departamento de Engenharia Química do Instituto Superior Técnico. Entre outros prémios e distinções, em 2015 foi condecorada como Oficial da Ordem Militar de Sant'Iago da Espada.

Ana Paiva

Ana Paiva

Doutorada em Inteligência Artificial em Educação e Professora Catedrática do Instituto Superior Técnico no Departamento de Engenharia Informática, Ana Paiva é Investigadora Principal e Líder do GAIPS - Grupo de Agentes Inteligentes e Personagens Sintéticas do INESC-ID. O seu trabalho de investigação na área de Agentes Autónomos e Sistemas Multi-Agente, Robôs Sociais e Interação Pessoa Robô é reconhecido internacionalmente, focando-se nos elementos afectivos das interacções entre utilizadores e computadores e, em especial, na criação de comportamento afectivo em agentes virtuais sintéticos.

André Martins

O professor e investigador André Martins trabalha na área de processamento de linguagem natural, redes neuronais e aprendizagem automática. Fez o seu doutoramento dual na Universidade de Carnegie Mellon e no Instituto Superior Técnico, onde é atualmente Professor Assistente. É também investigador do Instituto de Telecomunicações e Director of Research na Unbabel. Recentemente, ganhou uma bolsa ERC Starting Grant, no valor de 1.4 milhões de euros para desenvolver a sua atividade de investigação. Quando estava no ensino secundário, foi um dos representantes portugueses nas Olimpíadas Ibero-Americanas de Matemática.

sobre

O HAC de Aprendizagem Científica (HAC) é um projeto piloto que pretende desenvolver a autonomia, o espírito crítico e a criatividade dos seus participantes. Na continuação da Academia de Verão de Aprendizagem e Olimpíadas Científicas, um grupo de jovens curiosos e talentosos exploram a ciência, através da realização de projetos de aprendizagem pessoais e estimulantes. 

Cada aluno é desafiado a escolher um projeto, e tem um jovem mentor individual que o ajuda a definir, planear e executar o mesmo. Juntos constroem aviões, fazem jogos e aplicações, aprendem sobre neurociência, algoritmos, economia, termodinâmica, teoria dos números...

Esta turma reúne-se no Instituto Superior Técnico, de Setembro 2017 a Junho 2018.

 

MENTORES

Este é o grupo de jovens mentores, que ajudam os mais novos a concretizar os seus projetos.

1/1

local

O HAC decorre em diversos espaços do campus da Alameda do IST.

Morada:

Instituto Superior Técnico

Av. Rovisco Pais 1

Lisboa

equipa

Somos um grupo de jovens que pretende organizar para os alunos do Ensino Básico ao Superior aquilo que nós gostávamos de ter tido quando éramos mais novos.

O HAC é um desses projetos! 

Se quiseres saber mais entra em treetree2.org ou envia-nos um email.

1/1

aprender@treetree2.org

© 2017, 2018 by TreeTree2